Como a Diabetes pode ocultar os Sintomas da doença

diabetes

Como é que tantos indivíduos não sabem que têm diabetes? Certamente, um fator importante é a ausência de sintomas. Esta é uma marca de ambos os pré-diabetes e os estágios iniciais da diabetes tipo 2.

diabetes

Sinais e sintomas

Tanto a diabetes tipo 1 como a diabetes tipo 2 compartilham sintomas como sede insaciável com micção frequente, perda de peso inesperada, fadiga, fome extrema e visão turva.

Outro sintoma experimentado por pessoas com diabetes tipo 2 é o aumento da frequência de infecções e cortes, ou contusões que não curam rapidamente. O início dos sintomas tende a ser mais gradual para as pessoas com diabetes tipo 2 do que para as pessoas com diabetes tipo 1.

A natureza gradual dos pré — diabetes — muitas vezes um precursor da diabetes tipo 2-pode disfarçar sintomas diabéticos reais e prevenir o diagnóstico precoce. Como resultado, é especialmente importante para os indivíduos que têm alguns fatores de risco de diabetes para estar ciente dos sintomas e para vigiar a sua aparência.

O aparecimento de qualquer um destes sintomas é uma boa razão para consultar um profissional de saúde.

Risco

A Diabetes, particularmente do tipo 2, tem um componente hereditário. Se um indivíduo com diabetes tem um membro da família com a doença, esse indivíduo tem uma maior chance de desenvolvê-lo também.

Outros fatores de risco importantes incluem o tabagismo, o excesso de peso ou a inactividade, o colesterol elevado ou a pressão arterial elevada. A idade, fator hereditário, história de diabetes gestacional e pré-diabetes são também fatores de risco.

O excesso de peso é uma das correlações mais marcantes da diabetes. O National Institutes of Health (NIH) relata que cerca de 80 por cento das pessoas com diabetes tipo 2 são obesas ou com excesso de peso.

Felizmente, não é preciso uma perda de peso dramática para reduzir o risco de diabetes ou para melhorar a saúde. Se alguém perde apenas 5% do seu peso, pode fazer uma diferença significativa na redução do risco de diabetes. Perder qualquer peso também pode ajudar a atrasar ou prevenir complicações diabéticas, e tornar o controle de glicose mais fácil na diabetes tipo 2.

Ação

Quando alguém tem algum dos factores de risco para a diabetes, recomenda-se a realização de análises pré-diabéticas. Os principais testes são o teste de glicose plasmática em jejum e o teste de tolerância à glicose oral, embora mesmo um teste de glicose plasmática Aleatória pode ser útil — e é o mais fácil de fazer.

Tanto a NIH quanto a Associação Americana de Diabetes sugerem que as pessoas com fatores de risco devem ser rastreadas para diabetes tão frequentemente quanto a cada dois anos.

A coisa mais importante para uma pessoa com diabetes é tomar decisões úteis e concretas sobre dieta e exercício com a ajuda de sua equipe de saúde.

As pessoas com diabetes devem ser pró ativas e perguntar aos seus prestadores de cuidados de saúde sobre os seus níveis de açúcar no sangue e os factores de risco associados à diabetes.

Referências:

https://www.niddk.nih.gov/health-information/weight-management/health-risks-overweight

https://www.niddk.nih.gov/about-niddk/research-areas/diabetes/diabetes-prevention-program-dpp

https://www.nia.nih.gov/